terça-feira, 20 de setembro de 2016

HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO


          Resultado de imagem para imagem de fio de cabelo                

Olá Lindonas Tudo bem?

Todo mundo já ouviu falar sobre Hidratação, Nutrição e reconstrução, mas pra que serve cada uma delas? E qual devo fazer no meu cabelo?
Por isso nesse post quero esclarecer as duvidas que complicam a nossa cabecinha na hora de cuidar do cabelos e ate na hora de comprar os produtos. Aconteceu de você comprar uma mascara que fez maravilhas no cabelo da amiga e quando usamos não vemos diferença, isso ocorre muitas vezes não porque o produto é ruim, mas porque não é exatamente aquele tratamento que o cabelo estava precisando. Já aviso que o post vai ficar um pouco extenso mas vale a pena ler.

O nosso cabelo é formado por queratina, água e óleo, mais ou menos na proporção de 85% de queratina, 10% de água e 5% de óleo. E nos perdemos um pouco da água dos lipídeos e da queratina de nosso cabelo no dia a dia, sejam em processos físicos, mecânicos ou químicos, por isso precisamos repor para ter cabelos saudáveis não é?!

Hidratação

É o tratamento responsável por repor água e umidade nos cabelos, deixando os fios macios, e maleáveis. Pode ser feita com mascaras para hidratação que geralmente são a base de extratos vegetais, pantenol, poupa de frutas, mel, glicerina e outros, também existem varias alternativas caseiras super baratas e eficientes para deixar nossos cabelos lindos. A hidratação pode ser feita duas vezes na semana ou se você lavar seu cabelo todos os dias, pode fazer todos os dias sem problema nenhum, seus fios não vão ficar sobrecarregados, afinal a hidratação é oque os cabelos mais precisam, a maioria das mascaras independente de sua finalidade tem uma pegada hidratante, e existem muitas apenas com essa finalidade. Eu faço hidratação uma vez na semana.

Nutrição

Nossos cabelos precisam de nutrientes assim como nosso corpo, por isso a nutrição é responsável por repor o óleos bons cheios de nutrientes em nossos cabelos, devolvendo maleabilidade, alinhamento e brilho.  Uma  das formas mais eficiente de fazer a nutrição é com óleo vegetal puro, eu ensinei fazer aqui no blog. Também pode ser feita com mascaras que geralmente são a base de óleos vegetais, tutano ceramidas, e manteigas. a nutrição pode ser feita ate três vezes por semana ou ate a cada 15 dias,eu tenho o habito de fazer a umectação pelo menos uma vez na semana e nutrição com mascara duas, a nutrição é muito importante pois os lipídeos ajudam a reter a água no fio, quando o cabelo esta desalinhado tem mais facilidade da água evaporar.

Reconstrução

A reconstrução é responsável por repor a proteína nos cabelos, apesar do nosso fio ter grande parte de queratina, não são todos os cabelos que precisam dessa reposição, cabelos 100% naturais e saudáveis não precisam tanto e podem ficar sobrecarregados dependendo do procedimento, os cabelos perdem massa capilar quando passa por processos mecânicos como o secador, chapinha e baby lis, e principalmente processos químicos que deixam as cutículas abertas como relaxamentos, colorações e descolorações. A reconstrução pode ser feita com mascaras reconstrutoras que  contem ingredientes como queratina, colágeno, proteínas e cistina, cisteína, e outros aminoácidos, também existem tratamentos mais profundos como a cauterização a queratinização, e outros que são indicados para cabelos que estão bem danificados. Os fios que precisam de reconstrução podem estar quebradiços e elásticos.
Cabelos que passam por químicas severas como a descoloração precisa de reconstruções periódicas, pois o cabelo é uma matéria morta que não tem o poder de regeneração, por isso precisamos sempre repor aquilo que se perdeu. E extremamente importante saber quando o cabelo precisa de reconstrução e qual procedimento é mais indicado para o estado do cabelo, pois em excesso o cabelo fica pesado, rígido e ate mesmo quebrando. A reconstrução com mascara em cabelos muito danificados pode ser feita uma vez por semana, e procedimentos mais potentes a cada 15 dias, tudo vai depender do estado do cabelo. em cabelos normais podemos usar uma mascara reconstrutora a cada 20 ou 30 dias. Eu aconselho a opinião de um profissional para casos de danos severos nos fios. Meu cabelo como é totalmente descolorido eu faço a cada 15 dias, alternando os tratamentos de acordo com o estado do cabelo.


Espero que tenham gostado, Bjuss da Patty e até a próxima...

7 comentários:

  1. Isso mesmo, aprendeu direitinho miga! :) Amei.....

    ResponderExcluir
  2. Oi. O adsense não vai aceitar sua inscrição porque você não tem um site com domínio próprio. Faça seu domínio nesse link: http://one.me/ptabfuam . Se precisar eu ajudo grátis.

    ResponderExcluir